Representando canil de Santa Maria, cadela Maya conquista torneio na Serra Gaúcha

Representando canil de Santa Maria, cadela Maya conquista torneio na Serra Gaúcha

Foto: Canil Puro Faro (Divulgação)

A cachorra Maya, de três anos, foi a grande campeã do 2º Torneio de Cães de Intervenção de Gramado, na Serra Gaúcha, no último fim de semana. Da raça pastor-belga Malinois, ela representou o canil santa-mariense Puro Faro, que atua no ramo há 20 anos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O foco agora é defender o título de Maya nas próximas competições de intervenção, previstas para ocorrer em março e abril deste ano. O canil também atuou na segurança interna da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, durante a Copa América, em 2019. 


A competição

A competição durou dois dias e reuniu canis do Brasil e do Uruguai, que trabalham com treinamentos focados em segurança, seja pública ou privada, nas modalidades de intervenção e farejadores. A Puro Faro contou com seis representantes, além da Maya.


Na foto: Joubert Machado, Rafael Litchin, Anderson Schirmer, William Fernandes, Antônio Alves, Alisson Alves e a cadela MayaFoto: Arquivo Pessoal


Os cachorros foram submetidos a mais de 10 tipos de exercícios, desde mordidas dentro e fora da água, proteção de território, além de desafios com bombas e fumaças.


De acordo com Joubert Machado, 51 anos, proprietário do canil Puro Faro, 41 cães participaram da competição. Na modalidade de intervenção, a cadela Maya competiu com outros 19 concorrentes, enquanto a modalidade de farejadores contou com 21 cães.


As próximas competições de intervenção ocorrem nos meses de março, em Florianopólis (SC), e em abril deste ano, no município gaúcho de Sapiranga.


Foto: Puro Faro (Divulgação)


– Agora, precisamos defender o título com a Maya. Ela é uma cadela que está em alto nível, tanto é que conquistou o seu primeiro título – afirma Joubert. 


O canil

O canil fica no Bairro Campestre, próximo ao acesso à Estrada do Perau em Santa Maria. Ele foi criado para dar continuidade ao trabalho já realizado por Joubert Machado, militar aposentado da Brigada Militar, que trabalhava com cães do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada.


Atualmente, são 18 cães, criados no local e que são treinados para serem vendidos, via licitação, aos órgãos de segurança pública de todo o Brasil. A preparação é focada na intervenção ou para atuação como farejadores em operações policiais ou de resgate. O estabelecimento também trabalha com adestramento e hospedagem.


– Desses 18 cães que tenho aqui, acredito que 5 deles estariam prontos para participar de competições. Os outros ainda estão muito novos, são filhotes. O ideal para iniciar os treinamentos é a partir de 12 meses – conta o proprietário.


O local também recebe proprietários de outros canis que usam a estrutura para treinamento. As atividades ocorrem três vezes na semana, e os cachorros com os melhores desempenhos são utilizados nas competições. A cadela Maya é um exemplo disso: nasceu na Puro Faro e pertence a um dos integrantes, que também possui um canil na Boca do Monte.


Puro Faro na Copa América em 2019

Joubert Machado, proprietário da Puro Faro, em atuação na Copa AméricaFoto: Arquivo Pessoal


A Puro Faro foi contratada para atuar na segurança interna da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, que recebeu jogos da Copa América, no ano de 2019. Foram cinco cães selecionados pelo canil que trabalharam na varredura de explosivos do local.


– Participar de um evento internacional desse porte foi espetacular. Profissionalmente, me senti realizado. Tive a sensação de dever cumprido com atuação na área da segurança. Imagina também ver o seu cachorro trabalhando em um evento desses? É uma satisfação para os donos – afirma Joubert Machado.


Mais informações da Puro Faro podem ser conferidas nas redes sociais do canil: @purofaro


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Coletivo Kiss: Que Não Se Repita fará intervenção em diferentes pontos de Santa Maria até sábado Anterior

Coletivo Kiss: Que Não Se Repita fará intervenção em diferentes pontos de Santa Maria até sábado

Morador de Silveira Martins está há sete dias sem luz por conta do temporal Próximo

Morador de Silveira Martins está há sete dias sem luz por conta do temporal

Geral